BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Moonwalking bear

Há alguns dias um amigo meu me mostrou o seguinte vídeo no Youtube:



Vendo esse vídeo eu pensei – taí um bom paralelo com a ciência: os grandes cientistas são aqueles que conseguem enxergar o moonwalking bear.

Tem alguns exemplos óbvios, como Newton com a gravidade – até quem nao entende nada de física percebe o tamanho do urso que estava dançando lá no fundo. Na Biologia os exemplos são vários, desde Darwin com a evolução até o Craig Mello com o RNA de interferência. Na Imuno, eu acho que os melhores exemplos são teoria da seleção clonal e os toll-like receptors, que estavam lá abanando os braços no fundo sem ninguém ver, até aparecerem Talmadge e Burnet e Janeway/Medzhitov/Beutler (além do nosso amigo Momtchilo, é claro). Mas me corrijam se eu estiver errado.

E a pergunta óbvia pra mim é: qual é o moonwalking bear da vez? Será que não tem um urso gigante dançando no fundo enquanto a gente se preocupa em contar quantos subtipos diferentes de células T existem em um camundongo? Eu sinceramente espero que sim, porque são esses ursos que empurram a ciência pra frente, não de forma contínua e ordenada, mas aos trancos e barrancos e de paradigma quebrado em paradigma quebrado.

Enfim, considerações de quem está prestes a começar o seu próprio laboratório...


Comente com o Facebook :

3 comentários:

  1. The Invisible Gorilla: And Other Ways Our Intuitions Deceive Us [Hardcover]
    Christopher Chabris (Author), Daniel Simon

    ResponderExcluir
  2. Caro Gabriel eu acredito plenamente que existem esses ursos...E existem ainda pesquisadores que investigam o inesperado. O esperado fica até sem graça.... No mesmo dia em que você colocou esse post o Dario Zamboni também referiu-se a quebra de paradigma... Na verdade, quem iria buscar vida em uma molécula que induz apoptose? Então esse urso gigante estava o tempo todo lá presente, enquanto muitos identificavam apenas as cascatas de morte celular... Muito bom post esse seu...

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o post. E falando em coisas que a gente em geral deixa de prestar atenção, tem um livro muito legal, Blink, do Malcolm Gladwell, que fala daquelas impressões que a gente tem e tende a deixar de lado porque não parecem racionais - ou será que são?

    Boa sorte no novo lab, Gabriel!

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: